Tragédia no Litoral Norte de SP: Vítimas de temporal devastador já são identificadas

No último final de semana, a região do litoral norte de São Paulo sofreu com uma grande tragédia causada pelas fortes chuvas que caíram na região. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, 43 pessoas morreram em São Sebastião, a localidade mais atingida, enquanto 1 pessoa morreu em Ubatuba. A chuva que atingiu o litoral foi a maior registrada em 24 horas na história do país, de acordo com dados de institutos especializados em meteorologia.

A região de São Sebastião foi a mais afetada, onde diversas vítimas foram registradas. As buscas por desaparecidos continuam, e há pelo menos 49 pessoas que ainda não foram encontradas. Até o momento, a identidade de 21 vítimas foi divulgada por canais de comunicação.

A lista de vítimas inclui o nome de Adrian José da Conceição Costa, de apenas 11 anos e morador da cidade de São Pedro do Piauí, além de Adriel de Sousa Costa, também morador da mesma cidade. Dentre as vítima encontram-se, Ângela Benício, moradora de São Sebastião.

Ariosvaldo Paes Landim, de 46 anos, morador de São Braz do Piauí (PI)

Beatriz Farias Macedo, de 26 anos, moradora de São Braz do Piauí (PI)

Bruna Benicio, de 28 anos, moradora de São Sebastião (SP)

Dandara Vida Cazé, de 10 anos, moradora de Santo André (SP)

Eduardo Lionel Cristã, de 11 anos, morador de Santo André (SP)

Ellyza Nayanne Celestino de Lima

Fabiane Freitas de Sá

Francisco Lara

Gabriela Ribeiro

Levy Santos de Oliveira

Maria Clara Benicio, de 8 anos, moradora de São Sebastião (SP)

Maria dos Santos Gomes da Conceição, moradora de São Pedro do Piauí (PI)

Laiza Vitória, de 7 anos, moradora de Ubatuba

Robério Lima Saldanha

Rosângela Sandanha da Silva

Samuel de Lima Silva

Yan Allyab Celestino de Lima

As mudanças climáticas são resultado do aquecimento global, que é causado principalmente pelas emissões de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono. A queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, é a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa. Outras atividades humanas, como desmatamento e agricultura intensiva, também contribuem para as emissões.

A intensificação de eventos climáticos extremos, como fortes chuvas, tem sido observada em todo o mundo. As mudanças climáticas causam um aumento na temperatura global, que, por sua vez, aumenta a quantidade de água evaporada dos oceanos. Essa água é então depositada em forma de chuvas em diferentes regiões. À medida que o planeta aquece, a intensidade e a frequência desses eventos extremos aumentam.

A tragédia no litoral norte de São Paulo é um exemplo concreto do impacto das mudanças climáticas nas pessoas. Eventos extremos como este afetam principalmente as populações mais pobres e vulneráveis, que muitas vezes vivem em áreas de risco, sem acesso adequado a recursos e infraestrutura de proteção contra desastres naturais.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais