SC: Rompimento de dique deixa rastro de destruição em cidade do Sul Catarinense

A ruptura de um barramento que mantinha dois reservatórios de extração de areia na região de Olho D’água, na cidade de Jaguaruna, localizada no interior do estado de Santa Catarina, resultou em desafios para a comunidade neste último domingo (26). De acordo com as equipes de bombeiros voluntários, residências, estabelecimentos comerciais e empresas foram impactados pela intensidade das águas.

Conforme informado pelo líder da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Laureano, houve a ruptura de um barramento, resultando no alagamento da comunidade de Olho D’água devido ao interligamento de dois açudes. Ocorrência de destroços no local acabou obstruindo as estradas, levando ao fechamento por tempo indeterminado do principal acesso à localidade.

Continua depois da publicidade

“O rompimento da barragem causou estragos na rede elétrica, alagou residências e estabelecimentos comerciais, além de ter danificado parte da Estrada Geral de Olho D’água”, disse a prefeitura de Jaguaruna em nota. “As autoridades estão totalmente mobilizadas”, acrescenta.

Segundo informações fornecidas pelos socorristas dos bombeiros voluntários, uma senhora idosa, residente nos arredores de uma serraria na região, teve que ser resgatada, pois ficou isolada e incapaz de se locomover. Além disso, uma família da comunidade necessitou de assistência para retornar à sua residência.

Na manhã de hoje, segunda-feira (27), inicia-se o processo de reconstrução. Laureano declarou que, após a redução dos riscos e a recuperação da área afetada, a equipe deve realizar uma avaliação dos danos. Até o momento, não foi possível determinar a quantidade de água que invadiu a comunidade de Olho D’água.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais