Inundada por causa das chuvas, cidade de Santa Catarina pede por ajuda

Os municípios do Alto Vale do Itajaí foram severamente impactados pelas intensas chuvas registradas nos últimos dias no estado de Santa Catarina.

Localidades como Rio do Oeste, Rio do Sul, Presidente Getúlio e diversos outros enfrentam circunstâncias catastróficas devido às inundações e ao transbordamento dos rios.

Continua depois da publicidade

No estado catarinense, as localidades que foram declaradas em estado de calamidade pública incluem Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo e Trombudo Central.

A administração municipal de Rio do Oeste, localizado no Alto Vale do Itajaí, emitiu um apelo desesperado de ajuda na manhã deste sábado (18). “Estamos há 24 horas sem energia, sem internet e sem comunicação. Precisamos de doações de pães e água potável para os abrigos”, diz o pedido de ajuda.

Em um comunicado adicional, a prefeitura e a Defesa Civil relataram que o fornecimento de energia foi suspenso na sexta-feira (17) e que as equipes da Celesc (Companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica em SC), estão atuando de maneira ininterrupta para restabelecer a entrega do serviço contratado o mais pronto possível.

O prefeito de Rio do Oeste comunicou em um vídeo nas redes sociais que, ao longo da última sexta-feira, o rio Itajaí do Oeste apresentou uma elevação de até 28 cm por hora. Por volta das 13h deste sábado, o nível do rio atingiu a marca de 11,91 metros, ligeiramente abaixo do pico registrado de 11,93 metros às 11h.

O município de Urupema (SC), foi atingido por um tornado neste sábado (18), que deixou um rastro de destruição.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais