Em Minas, terceira maior cachoeira do país é interditada por risco de desastre

Em janeiro de 2022, o país assistiu cenas de uma das maiores tragédias já registradas em Capitólio, Minas Gerais. O local, conhecido pelas belezas naturais e apelo turístico, foi palco de uma tragédia que deixou 10 mortos.

Na ocasião, turistas foram surpreendidos pelo descolamento de uma placa de um dos cânions do local. A placa, pesando toneladas, caiu sobre a água e atingiu embarcações que estavam no local.

Cerca de mais de 30 pessoas ficaram feridas, enquanto 10 tiveram a morte confirmada. O caso levantou uma série de questionamentos, especialmente sobre o quanto daquilo poderia ter sido evitado.

Agora, outra cidade mineira decidiu agir antes de testemunhar o pior. Trata-se da cidade de Conceição de Mato Dentro, cujo a prefeitura municipal decidiu interditar uma de suas grandes atrações turísticas.

Segundo informações da prefeitura, uma vistoria apontou risco deslizamento de rochas na Cachoeira de Tabuleiro, reconhecida como a terceira maior queda d’água do Brasil.

Em nota, a prefeitura informou que “o poço da parte baixa da Cachoeira do Tabuleiro será fechado por tempo indeterminado para realização de intervenções em áreas de potencial deslocamento de rochas”.

A prefeitura ainda destaca que não há previsão, ou prazo, de quanto a área será liberada. Isso porque serão necessárias análises de risco e intervenção humana para fortalecer as áreas que arriscam ceder.

Ainda em comunicado, a prefeitura ressaltou que ainda existem outras cerca de 30 cachoeiras na cidade abertas para visitação e banho.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais