Enquanto grande parte do Brasil está ‘queimando’ devido a onda de calor, estado catarinense tem previsão ‘catastrófica’ de chuva

O Brasil enfrenta elevadas temperaturas, atingindo uma sensação térmica de até 60°C, conforme relatado no Rio de Janeiro na sexta-feira passada (17). Paralelamente, Santa Catarina permanece com previsão de chuvas intensas para o estado ao longo desta semana.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, conforme anunciado nesta segunda-feira (20), prevê-se que ainda nesta semana, após os danos provocados pela intensidade das chuvas, haja mais precipitações para o estado.

Durante a manhã desta segunda-feira (20), o clima permanece estável no Estado. No entardecer, observa-se uma mudança na atmosfera: a nebulosidade aumenta em Santa Catarina, e a previsão é de chuvas fracas e isoladas no Grande Oeste.

Segundo informações da pasta, a ocorrência de chuvas fracas resulta da combinação entre o calor e a umidade, podendo, inclusive, evoluir para eventos isolados de tempestades nesse intervalo de tempo.

Na região do Litoral Norte do estado de Santa Catarina, a situação está bem diferente com a presença de chuvas devido à circulação marítima. O risco de eventos relacionados é baixo, no entanto, a natureza vem demonstrando sua imprevisibilidade.

Os ventos podem chegar até 50 km/h no Litoral da região sul catarinense. Nos próximos dias as temperaturas devem oscilar com máximas que podem chegar a 34º e mínima a 22º.

Vale ressaltar que as temperaturas podem ser diferentes em cada região do estado. O retorno da chuva está previsto para a próxima terça-feira (21).

O cenário previsto não é dos melhores, podem ocorrer chuva intensa, temporais isolados, rajadas de vento, possibilidade de queda de granizo e de alagamentos.

Na quarta-feira (22), a frente fria se desloca pelo Estado, vinculada a um sistema de baixa pressão, resultando em condições instáveis com ocorrência de chuvas em todas as regiões.

As precipitações e possíveis tempestades isoladas, acompanhadas por relâmpagos, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, começam pela manhã nas regiões fronteiriças com o Rio Grande do Sul e se deslocam em direção às demais áreas ao longo da tarde.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais