Brasileiros estão na lista de estrangeiros que devem deixar Gaza nesta sexta-feira

Em meio a um clima de expectativa e negociação entre representantes dos governos de Israel e Brasil, surge a esperança de que os 33 brasileiros deixem Gaza nesta sexta-feira (10/11). A espera vinha gerando angústia no grupo.

No fim da noite de quinta-feira (09/11), a esperada lista com os nomes dos estrangeiros autorizados a deixarem o território foi divulgada. Nela, constam os nomes dos 33 brasileiros que estão em Gaza.

Continua depois da publicidade

Do grupo, 22 são cidadãos brasileiros, 9 são palestinos e 2 são de outros países. O Brasil havia sido procurado por outros países da América do Sul para ajudar na repatriação de seus cidadãos. Além disso, alguns brasileiros pediram asilo para familiares.

A repatriação é uma das operações tratadas como prioritárias do governo brasileiro. Um avião da Força Aérea Brasileira esta no Egito e aguarda somente a liberação do grupo para traze-los de volta ao Brasil.

Para esta sexta-feira, além dos brasileiros, a lista integra ainda cidadãos dos seguintes países apontados:

Estados Unidos: 14

Canadá: 266

Romênia: 107

Indonésia: 6

Polônia: 26

Brasil: 33

Rússia: 85

Índia: 7

Albânia: 14

China: 10

Dinamarca: 4

Alemanha: 6

Holanda: 2

Nova Zelândia: 12

Malásia: 2

Inicialmente, a saída dos brasileiros estava prevista para a última quarta-feira (08/11). No entanto, o governo de Israel afirmou que, devido ao fechamento inesperado da fronteira, isso não foi possível.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen assegurou ao ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que os brasileiros estarão no grupo que deixa Gaza nesta sexta.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais