Após terremoto, número de vítimas fatais já passa de 28 mil na Síria e Turquia

De acordo com informações de um levantamento divulgado neste domingo (12), o número de vítimas fatais deixadas pelo terremoto que atingiu a Síria e a Turquia já passa dos 28 mil. O levantamento aponta ainda que o número deve superar 40 mil pessoas.

A tragédia aconteceu na madrugada da última segunda-feira (06) e as autoridades ainda lutam para buscar sobreviventes e recuperar corpos. Ainda segundo o levantamento, são mais de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.

O maior número de mortos foi registrado na Turquia, onde a contagem já passa de 24 mil vítimas fatais. Na Síria, o número esta em cerca de 3,5 mil pessoas mortas. Esse número, no entanto, deve aumentar em ambos os países.

Segundo informações oficiais do governo turco, o país lida com cerca de 60 mil feridos e um contingente de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas. O desastre sobre a economia do país ainda não foi calculado.

Os países contam com ajuda humanitária de outras nações, incluindo o Brasil, que enviou um grupo de profissionais. Sobre a Síria, a tragédia é ainda mais delicada porque o país vive um regime ditatorial com forças militares no poder. A Turquia, por sua vez, também é palco de confrontos.

A tragédia já foi reconhecida como um dos maiores desastres causados por causas naturais de todo o século. Em 2011, por exemplo, o terremoto e tsunami que atingiram o Japão deixaram cerca de 19,7 mil mortos.

Agora, os países lidam com esforços para realizar buscas nos escombros.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais