Adolescente perde a vida após contrair leptospirose ao ajudar sua mãe em enchente; ele sonhava em ser jogador de futebol

Um adolescente não resistiu após ter sido infectado com leptospirose. A situação aconteceu após ele ter ajudado sua mãe durante um alagamento. O caso ocorreu na região de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. A casa ficou alagada após um temporal que aconteceu no começo do mês. 

A vítima foi identificada pelo nome de Guilherme Valentim, de 15 anos e sua morte foi confirmada na última quinta-feira, dia 23 de fevereiro.

O jovem ficou internado em estado grave por cerca de três dias. Ele tinha o sonho de se tornar jogador de futebol.

De acordo com Paula Fernanda, que atua como assistente social em uma ONG, na qual Guilherme estudava, o adolescente chegou a ajudar a mãe a retirar a água da casa, e em apenas poucos dias, passou a apresentar sintomas como diarreia e dor de cabeça.

Com a piora de seus sintomas, ele foi encaminhado para uma unidade de saúde e internado. Porém, ele não resistiu após apresentar falência de seus órgãos.

A água das enchentes é apontada como uma das principais causas de contaminação por leptospirose. A doença é transmitida através da urina de ratos.

A doença é contraída quando a água entra em contato com a boca, olhos ou algum machucado presente na pele.

A bactéria é bastante resistente e o risco de a contrair não desaparece nem quando os níveis de água costumam abaixar. Por este motivo, todo o cuidado é pouco.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais