Após ataques de tubarão, governo de Pernambuco destina aporte milionário para prevenção

Os recentes ataques de tubarão em praias de Pernambuco escancararam a necessidade do poder público em agir, não apenas para entender o porque da proximidade dos animais da costa, mas também como fazer para conscientizar a população.

Em resposta a isso, o governo do estado anunciou que tomaria medidas para retomar o trabalho de prevenção. Na ocasião, chegou a ser revelado que os projetos estavam parados desde 2015.

Continua depois da publicidade

Agora, segundo publicação no Diário Oficial, o governo do estado encaminhou verba de R$2 milhões para financia trabalhos de prevenção. Deste montante, a maior parte será destinada ao Porto de Suape, que fica entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife.

O restante do dinheiro será aplicado em projetos científicos, através de edital pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia. Outra preocupação do estado é o aumento do número de peixes-leão na costa.

A preocupação acontece porque o animal não tem predador natural e, ao longo dos ultimos anos, tem apresentado um aumento de população que já gera risco a costa.

Para realizar o projeto de prevenção, o governo do estado pretende contar com apoio da  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O reitor da Instituição,  Marcelo Leão, esclareceu que existem dezenas de pesquisas sobre o assunto em andamento.

No entanto, ainda segundo Leão, a Universidade perdeu a parceria que tinha com o poder público em 2015, mas essa parceria deve ser retomada.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais