Nova variante da covid-19 apresenta sintoma particular, saiba como identificar

As autoridades de saúde monitoram o avanço da variante da covid-19, Arcturus (XBB.1.16), que teve seu primeiro caso confirmado em território brasileiro. A variante é nova e as autoridades acompanham seus avanços.

A nova variante foi inicialmente identificada na Índia, em janeiro deste ano. Com características semelhantes à ômicron, a nova variante possui, no entanto, uma característica bastante particular.

Um dos sintomas mais particulares da variante esta nos olhos: uma irritação notável que se instala na região. Entre pacientes que já tiveram a variante da doença, a descrição é de “areia nos olhos” e muita coceira.

A Arcturus manifesta, já no início da infecção, uma irritação constante nos olhos. Os pacientes têm relatado uma coceira intensa, que deixa a região avermelhada, e a sensação de ter areia nos olhos”, explica o especialista em infectologia, Werciley Saraiva Vieira Junior.

A variante também pode ter febre alta associada a tosse, dentre outros possíveis sintomas. Em alguns casos, especialmente em pacientes pediátricos, a irritação nos olhos pode evoluir para um quadro de conjuntivite.

O infectologista recomenda que a observação deve ser o principal cuidado do paciente e não recomenda a espera do quadro agravar para procurar um médico especialista.

Até o momento, os relatos da variante não apontam complicações graves do problema ocular. Em geral, segundo o que se tem informação até o momento, a irritação se resolve com o tempo, assim como os demais sintomas da covid.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais