Bebê de 2 meses falece após enfermeira realizar lavagem nasal em UPA; pais contam que ela fez procedimento errado

Uma criança de apenas dois meses de vida faleceu nesta semana após receber atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador da Bahia. O bebê foi a óbito por broncoaspiração depois de receber três lavagens nasais na unidade de saúde.

Segundo os pais da vítima informaram à TV Bahia, uma enfermeira teria tentado retirar a secreção de catarro do bebê e realizado a lavagem nasal na posição incorreta, o que supostamente fez com que a criança se engasgasse.

O paciente chegou a ser levado para a ala pediátrica do Hospital Roberto Santo, mas sofreu duas paradas cardíacas e não conseguiu resistir. O falecimento do bebê foi constatado na madrugada desta segunda-feira (16).

“Ela fez os procedimentos, mandou debruçar o bebê nos peitos da minha esposa. Minha esposa explicou que um pessoal falou que o procedimento era para frente, para que o soro passasse e saísse pelo outro lado, mas ela disse que o bebê tinha que engolir”, contou Vanderson Pitanga, pai do bebê.

Vanderson ainda relatou que sua esposa questionou à enfermeira em questão se o bebê poderia ser amamentado e a profissional teria respondido que não, mas que isso poderia ser feito aos poucos.

Entretanto, quando a mãe da criança deu de mamar ao filho, ele começou a se entalar. Foi então que o procedimento de reanimação foi iniciado.

“Disseram para meu esposo que a causa da morte foi que ele broncoaspirou com o excesso da lavagem”, explicou a mãe da criança.

Ela afirmou que o filho ingeriu todas as seringas de soro dadas pela enfermeira e que o procedimento foi feito de modo errado, pois a profissional deveria ser mudado a posição do paciente para que o soro saísse na lateral.

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informou que o caso está sendo apurado e lamentou a morte do bebê.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais