Até quando uma criança pode chupar o dedo; especialista faz análise

Independentemente do desejo dos pais, a verdade é que crianças pequenas sempre aprendem a chupar dedo. Para algumas famílias, a ação preocupa porque seria questão de tempo.

No entanto, para muitas famílias, esse comportamento pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Muitos pais e mães desejam de toda forma fazer com que seus filhos parem de chupar dedo.

Continua depois da publicidade

Existem muitas mães e pais que chegam a forçar o fim da prática, mas nem sempre essa é a melhor opção. A dentista Alessandra Melazo Dias falou sobre o estado de saúde bucal do paciente.

Na maioria das vezes, criança aprender a não levar o dedo na boca. No entanto, pra famílias um pouco mais desesperada, a conversa continua começar cedo para tentar ensinar a criança a parar.

Segundo Melazo, geralmente as crianças param com a prática com idades entre o 2 e 4. “O ideal seria que essa superação ocorresse de forma natural no máximo até os 4 anos. Quando isto não ocorre de forma natural, é aconselhável buscar ajuda de profissionais capacitados como, por exemplo, o odontopediatra”, disse.

A prática prolongada dessa ação pode acarretar alguns problemas. Por isso, a especialista explica que o mais indicado é procurar um profissional da área e se informar, para traçar um plano de ação.

Em todo caso, a maioria das crianças começa a abandonar o habito ainda com 2 à 5 anos. Nesse caso, é importante observar como a criança se comporta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais