mitos e verdades que você deve saber sobre a calvície

É dos carecas que elas gostam mais? Não se sabe ao certo. O que é muito comum nos homens é o medo de perder os cabelos repentinamente ou estar acelerando o processo sem perceber.

Todo e qualquer diagnóstico deve ser dado por um médico especialista. “Isso é fundamental, pois os tratamentos variam muito a depender da causa”, relata o dermatologista Paulo Muller Ramos.

Continua depois da publicidade

Com relação a saúde dos fios, existem muitos mitos que precisam ser desvendados. Um deles é: o uso do boné associado a queda de cabelo. Isso não é verdade, pois a forma da queda do cabelo é geneticamente determinada.

Outro questionamento comum é se usar shampoo antiqueda retarda calvície. Tudo não passa de um mito, pois a única função dos shampoos é limpar o couro cabeludo devido o breve contato com o couro cabeludo.

É comum muitas pessoas se assustarem com a quantidade de cabelo que perde ao lavar ou pentear. A médica dermatologista Carolina Milanez explica que “é normal perder aproximadamente 100 fios de cabelo por dia“.

Alguns médicos fazem alertas sobre cuidados com o couro cabeludo, pois existem processos inflamatórios no tecido que se agravam, como dermatite seborreica, por exemplo se utilizado muitos acessórios que aumentam a temperatura do couro cabeludo.

Uma boa resposta para calvície são os fatores genéticos e hormonais; o dihidrotestosterona. Que é um hormônio sexual presente mais nos homens. Após a puberdade, a DHT pode deixar a produção de cabelos mais finos quando uma enzima converte a testosterona em DHT.

O mais importante, ao perceber uma queda de cabelo incomum, é procurar atendimento médico de um especialista para entender as causas. Dessa forma, o melhor tratamento pode ser traçado.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais