Especialista explica por que alguns tratamentos contra câncer fazem os cabelos caírem

A descoberta do câncer é uma das notícias relacionadas à doenças que pode ser uma das responsáveis por grandes abalos emocionais devido a gravidade da doença e toda luta que envolve o tratamento.

Enfrentar uma doença tão agressiva requer tipos diferentes de tratamentos de acordo com cada caso em específico. Uma das maiores dificuldades relatadas por pacientes oncológicos é a perda dos cabelos. Especialista explica com isso acontece.

Continua depois da publicidade

A dermatologista Gisele Barros, formada pela UNICAMP, explica a queda do cabelo não é um efeito em si do câncer, mas sim quimioterapia indicada como tratamento para determinado caso.

Segundo ela, a perda dos fios ocorre devido ao efeito da quimioterapia atingir as células tumorais e também as células saudáveis, até mesmo as da mucosa e sanguíneas.

A queda ocorre devida a interrupção do crescimento do ciclo capilar. A quimioterapia acaba afetando as células pilosas anágenas, células responsáveis pelo crescimento do pelo.

No entanto, a médica reforça que o efeito não é permanente. É uma queda temporária durante o tratamento que será reversível e o paciente voltará a ter pelos normalmente.

Após ser diagnosticada com leucemia, já internada e em tratamento a filha do empresário Roberto Justos, Fabiana Justos relatou em seu perfil nas redes sociais que já está sentindo os efeitos do tratamento contra o câncer.

Segundo ela, fez seu registro com cabelos antes de perde-los por completo já que, segundo ela, estão caindo sem parar desde que começou o tratamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais