Como tratar e resolver o problema

O intestino preso, também conhecido como constipação, é um problema de saúde muito comum e que pode afetar pessoas de todas as idades.

Essa condição ocorre quando as fezes se acumulam no intestino grosso, dificultando a evacuação e causando desconforto abdominal, gases e até mesmo dor. Algumas das principais causas da constipação incluem a alimentação pobre em fibras, o sedentarismo, o uso excessivo de medicamentos e algumas doenças específicas.

Em alguns casos, a constipação pode ser um sintoma de doenças mais graves, como o câncer de cólon, doenças inflamatórias intestinais ou doença celíaca. Por isso, é muito importante procurar a ajuda de especialistas, como gastroenterologistas, para um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

Caso você tenha eliminado a suspeita de doenças mais sérias, e ainda assim continua sofrendo com o intestino preso, talvez seja o momento de rever a sua alimentação.

Uma alimentação rica em fibras é essencial para auxiliar no tratamento da constipação intestinal. As fibras solúveis e insolúveis ajudam a regular o trânsito intestinal e a aumentar o volume das fezes, facilitando a sua eliminação.

Alguns alimentos ricos em fibras incluem frutas, verduras, legumes, grãos integrais, cereais e sementes. É importante lembrar de aumentar a ingestão de água juntamente com as fibras, para que elas possam exercer sua função de maneira adequada.

A água também pode ser uma grande aliada no combate ao intestino preso, já que ajuda a amolecer as fezes e a facilitar o seu trânsito pelo intestino, evitando o ressecamento e a formação de fezes endurecidas.

É recomendado que se ingira pelo menos 2 litros de água por dia, podendo variar de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais