Você vai ficar em choque ao saber para que realmente serve esse furinho dentro do olho

Você por acaso já reparou no furinho que existe no canto interno das pálpebras inferiores? A maioria das pessoas já perceberam a existência deste furinho, contudo, o que muitas delas não sabem é qual é realmente a sua função.

Produção de lágrimas?

Embora pareça lógico que este furinho seja o responsável por levar as lágrimas até os olhos, está não é a função dele, muito pelo contrário.

Este furinho quase imperceptível também existe na pálpebra superior, não é por ali que as lágrimas saem.

Na verdade, estes furinhos são conhecidos como ‘pontos lacrimais’, e servem exatamente para realizarem o escoamento ou drenagem das lágrimas até a cavidade nasal.

De acordo com a oftalmologista Fabiana Nardella, se não existissem estes furinhos para drenarem as lágrimas, os olhos iriam lagrimejar sem parar e você passaria a impressão de que está chorando o tempo todo.Quando você chora, acontece um aumento do fluxo de lágrimas, neste contexto, os furinhos não conseguem drenar as lágrimas em sua totalidade e é por isso que elas escorrem pelo seu rosto.

O organismo humano tem funções surpreendentes, estes furinhos são de extrema importância para o bom funcionamento dos olhos.

Vale ressaltar que algumas pessoas não produzem a quantidade de lágrima suficiente para manter os olhos lubrificados, elas possuem o que se chama de síndrome do olho seco. Vale ressaltar que toda vez que você pisca acontece a lubrificação ocular.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais