Você não vai acreditar ao descobrir como é feito o leite em pó

Você já parou para pensar ou já teve a curiosidade em descobrir como é feito o leite em pó? O leite é um alimento que faz parte da vida de quase todas as pessoas, seja na forma líquida ou em pó.

Esse alimento é delicioso, rico em muitas proteínas, vitaminas, sais minerais, potássio e aminoácidos, que fazem bem para nossa saúde.

Além disso, o leite pode ser usado de várias formas, no café da manhã, no lanche, no preparo de bolos, tortas, sobremesas e etc. Mas afinal, como se faz o leite em pó?

O leite em pó passa por 3 etapas. Confira quais são elas:

Etapa 1

Primeiro o leite que é ordenhado das vacas e levado para o maquinário onde é aquecido a 45ºC. Depois disso, toda a gordura é separada através de uma centrífuga e depois colocada na quantidade desejada. Nessa etapa, as bactérias também são completamente eliminadas, com a pasteurização.

Etapa 2

É nessa etapa, a da concentração, que o leite passa por um tubo para que a água seja evaporada, nesse caso o líquido escorre em uma série de tubos quentes, metálicos, que transformam todo o líquido em pasta.

Etapa 3

Nessa última etapa, chamada de secagem, coloca-se a pasta que se formou no processo acima em uma câmara fechada de ar extremamente quente e seco, a qual é semelhante a uma sauna. À medida que a pasta seca nessa câmara, as gotículas do leite vão caindo no piso em forma de pó e assim encerra-se todo o processo, Depois é só embalar o leite em pó.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais