Vacinas vencidas? Ibama nega e deputada expõe caixas; vídeo

O drama envolvendo a capivara Filó e o influenciador Agenor Tupinambá tem ganhado mais e mais capítulos. Segundo a defesa do rapaz, há uma decisão de tutela provisória em seu favor e o animal deve ser recuperado ainda neste domingo (30/04).

No entanto, além do drama da própria capivara, o assunto rendeu uma série de outras discussões. Uma delas diz respeito as condições da instalação do Ibama para onde o animal havia sido entregue na última quinta-feira.

O Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) é o local para onde animais silvestres resgatados são encaminhados antes de serem reintroduzidos em seus habitats naturais. Ou seja, é um local de permanência temporária.

Desde a quinta-feira, a defesa de Agenor, liderada principalmente pela deputada Joana Darc, tem feito uma série de publicações sobre o Ibama e acusando o órgão de uma série de infrações.

Pelas redes sociais, Joana chegou a acusar o órgão de manter, na instalação em questão, medicamentos e vacinas vencidas. O órgão negou que houvessem vacinas no local e, em reposta, a deputada postou imagens. Veja o vídeo a seguir.

Vídeos publicados pela deputada mostram, de fato, caixas de medicação com data vencida. No entanto, não aparecem vacinas vencidas. Ao mesmo tempo, o Ibama afirma que não existe protocolo de vacina para animais silvestres, mas não se manifestou sobre as medicações.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CHOQUEI (@choquei)

Por outro lado, a publicação da deputada não mostra detalhadamente onde os medicamentos estão, apenas uma caixa  com remédios vencidos.

Esse detalhe também acabou abrindo questionamentos sobre a situação dos medicamentos, não seriam remédios para descarte?

Ao mesmo tempo, o caso da capivara escancarou a situação delicada em que se encontra o órgão, que passou os últimos anos sem repasse de recursos. A falta de transparência em relação ao caso é o que tem alimentado, em grande parte, a repercussão que o caso tem ganhado.

Pelo twitter, Joana Darc afirmou que vai lutar por maior investimento no Ibama, que cumpre um papel fundamental no país.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais