SENAI abre inscrições com 3,5 mil vagas em cursos gratuitos; veja mais

Em São Paulo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI SP) oferece cerca de 3,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos. A duração média dessas modalidades é de até dois anos, dados durante o dia (manhã e tarde) ou à noite. Todos os cursos técnicos do SENAI SP são oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Imagem: (Reprodução / Google)

Você pode se inscrever em áreas de diversos níveis técnicos, como alimentos, Construção Civil, Eletrônica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Metalurgia e Tecnologia da Informação.

A lista completa dos cursos gratuitos e o edital de abertura sobre todas as edital do processo seletivo podem ser obtidas na página do SENAI SP.

Cursos técnicos gratuitos no SENAI SP: requisitos mínimos

Para se inscrever nos cursos gratuitos do SENAI SP, alguns requisitos mínimos devem ser atendidos. Esses requisitos são organizados de acordo com o período de tempo durante o qual o participante pretende participar dos métodos disponíveis (diurno ou noturno).
Confira abaixo:

Para cursos do SENAI SP no dia (manhã e tarde)

Os candidatos serão selecionados de acordo com a seguinte ordem de prioridade: candidatos encaminhados formalmente pela empresa contribuintes do SENAI SP e, em seguida, candidatos que são direcionados de empresas não contribuintes que tenham firmado contrato com o SENAI SP. Por fim, alunos da comunidade;

Deve ter concluído pelo menos o primeiro ano do ensino médio, ou deve estar matriculado em um curso que pode ser concluído até a data de início das aulas;

Para os candidatos oficialmente indicados pela empresa, eles devem ter no mínimo 14 anos para concluir o curso técnico antes de completar 24 anos.

Exceto para as modalidades de Energias Renováveis e Sistemas Petroquímicos (as idades mínimas são 15 e 17 anos, respectivamente).

Para cursos do SENAI SP à noite

À noite, os cursos técnicos gratuitos do Senai SP serão destinados a candidatos da comunidade;

Você deve ter concluído o ensino médio ou estar matriculado em um curso que permita a conclusão até a data de início das aulas.

Inscrições para cursos gratuitos do SENAI SP

Ao todo, são cerca de 26 escolas do SENAI SP que oferecem vagas de nível técnico. Eles serão usados ​​em várias cidades de São Paulo, como Campinas e Jaguariúna.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 e 26 de abril de 2021 (21h do último dia agendado). Para isso, basta acessar a página do SENAI SP, clicar no botão correspondente e seguir as instruções.

Para todos os candidatos, a taxa é calculada em 53 reais. Ao se registrar, você precisa de:

Inscrever as notas finais em matemática, português, ciências, história e geografia (referente ao 9º ano do segundo ano do ensino fundamental II);

Anexar o histórico, relatório escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental II.

Como será feita a classificação?

O processo seletivo do SENAI SP será composto pela análise do desempenho escolar nas disciplinas de Matemática e Português. Em caso de sorteio em média, serão seguidos os seguintes critérios:

  • Nota mais alta em Matemática;
  • Nota mais alta em português;
  • Nota mais alta em Ciências;
  • Maior pontuação da história;
  • Nota mais alta em Geografia;

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais