Se você cutuca o nariz com o dedo, pare imediatamente; Alzheimer e meningite são alguns dos riscos

O hábito de cutucar o nariz com o dedo é muito comum entre as pessoas. Desde pequenos os seres humanos costumam extrair o muco nasal ressecado, as famosas “melecas”, que se alojam pelos túneis das narinas como cascas. Entretanto, além de ser um hábito socialmente malvisto, carrega consigo perigos para a própria saúde do ser humano.

Um estudo levado a efeito pela Universidade Griffith (Austrália) publicado na revista Nature concluiu que o hábito de limpar o nariz com os dedos, sobretudo com o auxílio das unhas, pode promover a introdução da bactéria Chlamydia pneumoniae até o cérebro do indivíduo. O caminho percorrido pelo agente infeccioso começa por meio dos nervos olfativos.

Continua depois da publicidade

Há forte correlação entre a infecção do sistema nervoso central por meio da referida bactéria e o desenvolvimento do Alzheimer. Estudos consolidados ao longo dos últimos anos descobriram que a Chlamydia pneumoniae, quando circula pelo corpo humano, induz a produção da proteína beta amiloide pelas células cerebrais. Em elevados volumes, tais substâncias indicam a doença neurodegenerativa.

No mesmo sentido, cutucar o nariz com o dedo pode levar outra infinidade de bactérias ao interior do organismo humano. A resposta é simples: raramente as pessoas desinfetam adequadamente as mãos antes de introduzir os dedos no nariz, levando múltiplos patógenos ao interior das narinas.

Caso o paciente tenha a imunidade debilitada, a possibilidade dos agentes infecciosos ganharem o interior do organismo humano é aumentada, permitindo que os micróbios alcancem o cérebro e, lá, provoquem a meningite bacteriana.

Como se não bastasse, cumpre considerar que o muco nasal representa uma resposta natural do organismo humano para a proteção contra substâncias danosas carregas pelo ar, protegendo o sistema respiratório como um todo.

Por isso, nada de cutucar o interior das narinas com os dedos, muito menos com as unhas e com as mãos sujas.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais