Santa Catarina pode ter plantação de maconha com fins medicinais

Cada vez mais, os benefícios da cannabis se tornam reconhecidos pela ciência. O uso da erva e seus extratos é extenso e favorece quadros de saúde que carecem ainda de medicamento, como esclerose múltipla, crises convulsivas, etc.

Não à toa, a discussão sobre o uso da cannabis, ou “maconha” como é popularmente conhecida, avança em vários pontos do mundo. Tratada meramente como droga por décadas, a erva pode se tornar uma aliada da medicina.

Continua depois da publicidade

O assunto é polêmico e visto como tabu em muitos lugares, mas pequenas conquistas são comemoradas em alguns momentos. Esse é o caso, por exemplo, da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal (Santa Cannabis).

A organização conseguiu, através da Justiça Federal, o direito de plantar a cannabis para fins terapêuticos. Com isso, o estado de Santa Catarina pode vir a se tornar o primeiro estado brasileiro a ter uma plantação legal de maconha.

Para se ter ideia da importância da conquista, a Santa Cannabis hoje atende cerca de 3.500 pessoas que fazem uso medicinal da cannabis – o que não deve ser confundido com o uso recreativo da cannabis.

Para que o plano saia do papel, a Associação vai precisar cumprir uma série de medidas e decisões, que incluem regulamentação da Anvisa. Ainda assim, a decisão da Justiça, que teve parecer favorável do Ministério Público, foi recebida com comemoração pelas famílias.

A Justiça já havia decidido em favor de casos semelhantes anteriormente, mas até agora casos de pessoas físicas, até onde se tem notícia.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais