Quem é o rapaz, de 22 anos, que recebeu o 1º transplante duplo de pulmão em SP e faleceu 2 dias após realizar o sonho de se casar no hospital

Há cinco anos atrás, um jovem chamado Matheus Henrique Godói ficou conhecido por todos em Matão, cidade localizada no estado de São Paulo, como Mateus Calera, ele foi o pioneiro a receber um transplante duplo de pulmão no interior paulista.

Mateus Calera precisou aprender a lutar por sua vida ainda criança, com apenas 4 anos de idade ele foi diagnosticado com fibrose cística e desde então enfrentou e venceu diversas batalhas.

Continua depois da publicidade

Na manhã do último domingo (26), a vida do rapaz foi interrompida pelas complicações causadas pela fibrose cística. Mesmo tendo realizado o sonho de se casar há apenas dois dias, a cerimônia ocorreu em um local inusitado: o Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), onde ele estava internado desde o começo do ano.

Na manhã desta segunda-feira (27), sob forte comoção seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Matão.

Trajetória de Mateus Calera

Aos 4 anos, Mateus Calera foi diagnosticado com fibrose cística, que é uma doença genética crônica, que pode causar inchaço e inflamações nos pulmões, e também infecções como pneumonia e bronquite.

Por um ano e meio, ele permaneceu aguardando na fila para receber um novo par de pulmões. Foi somente em 15 de fevereiro de 2018 que ele finalmente teve a oportunidade de receber os órgãos que precisava, doados por uma pessoa no Rio de Janeiro.

Realizado no hospital de São José do Rio Preto, o procedimento de transplante de pulmão foi o primeiro a ser realizado no estado de São Paulo. A complexidade da operação exigiu cerca de 12 horas para ser concluída com sucesso.

No dia 3 de janeiro deste ano, Calera foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido à rejeição do transplante.

Seu estado de saúde se agravou após o surgimento de um fungo. Na última quinta-feira (23), a família recebeu a triste notícia de que a situação do rapaz era irreversível.

Ele sonhava em ver novamente sua filha, que completou seis meses de idade recentemente, além de se casar e passar uma semana em casa com seus entes queridos.

Devido à delicadeza de seu estado, a celebração de seu casamento foi autorizada, mas teve que ser realizada no próprio hospital.

Jovem de Mato SP reunido com a famlia no hospital de So Jos do Rio Preto Foto Rafaela Pelegrino

Rafaela Pelegrino, agora viúva de Matheus, afirmou que a cerimônia de casamento foi muito comovente e que Calera a deu um chocolate de presente de bodas e que os dois comeram juntos.

“A gente conversou, assinamos os papéis, nos casamos, tiramos muitas fotos e deu tudo certo. Ele ficou muito feliz, todos nós. Foi um momento muito emocionante. Ele queria comer lasanha e ganhou”, completou a esposa.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais