Qual é a diferença entre a Meningite Viral x Meningite Bacteriana; nos últimos meses vários casos foram diagnosticados no Brasil

A meningite é uma condição inflamatória das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Esta enfermidade é provocada por uma infecção, podendo ser causada por diferentes patógenos, como bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos. Os sintomas da meningite podem incluir dores de cabeça intensas, febre, rigidez na nuca, vômitos, convulsões e alteração da consciência.

Continua depois da publicidade

Existem vários tipos de meningite, sendo que a forma viral é geralmente menos grave e os sintomas costumam ser mais brandos. Para a meningite viral não há tratamento específico nem vacina disponível.

Já a meningite bacteriana é geralmente mais grave, podendo levar a complicações graves como perda de audição, problemas neurológicos e até mesmo a morte. Entretanto, a vacinação pode prevenir a meningite bacteriana, sendo recomendada especialmente para crianças e adolescentes.

As vacinas para a meningite são elaboradas para prevenir diferentes tipos de meningite, portanto é importante seguir as recomendações do calendário de vacinação e manter as doses em dia, já que a prevenção é a maneira mais eficaz de evitar esta doença.

É fundamental buscar ajuda médica imediatamente se houver suspeita de meningite, para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível e assim reduzir as chances de complicações.

A meningite viral e bacteriana são diferentes em vários aspectos, confira:

Causa: A meningite viral é causada por um vírus, enquanto a meningite bacteriana é causada por uma bactéria.

Gravidade: A meningite bacteriana é geralmente mais grave do que a viral e pode levar a complicações mais sérias.

Sintomas: Os sintomas da meningite viral geralmente são mais brandos do que os da meningite bacteriana. Na meningite viral, os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, náusea, vômito e fotofobia. Na meningite bacteriana, os sintomas podem incluir dor de cabeça, rigidez na nuca, febre alta, vômito, convulsões e confusão mental.

Tratamento: A meningite viral não tem um tratamento específico, mas a meningite bacteriana é tratada com antibióticos.

Prevenção: Existem vacinas disponíveis para prevenir a meningite bacteriana, mas não existe uma vacina específica para a meningite viral.

Transmissão: A meningite viral é geralmente transmitida através do contato com as secreções respiratórias de uma pessoa infectada, enquanto a meningite bacteriana pode ser transmitida através do contato com as secreções respiratórias, saliva ou fezes de uma pessoa infectada.

Em 2023 vários casos de meningite já foram diagnosticados em diversos estados brasileiros, como por exemplo, no Ceará, Santa Catarina e Minas Gerais, inclusive, óbitos já foram registrados.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais