Por que o vizinho comemora o gol antes de você pela televisão

Você está reunido em família e amigos, assistindo aquele jogo de futebol esperado por dias e, durante um ataque perigoso, o vizinho grita gol muito antes do lance acontecer na sua televisão. Pode ser muito frustrante, mas por que isso acontece?

Muitas pessoas já devem ter passado por isso enquanto assistem TV. O lance ainda está começando, mas você já está ouvindo fogos. Fica a pergunta, por que algumas pessoas assistem o jogo mais rápido que outras?

Continua depois da publicidade

Na verdade, o jogo está na mesma velocidade. A transmissão de TV naturalmente cria um “delay”, ou seja, o que acontece em campo e o que passa na sua TV não é 100% sincronizado. A televisão tem, naturalmente, uma lentidão.

No entanto, ficou mais evidente com a antena digital que algumas TVs podem ter um delay maior que as outras. O que realmente explica isso é a complexidade da imagem. Na televisão analógica, por exemplo, o delay entre aparelhos de uma mesma região era pequeno. 

Com as televisões smart, com alta definição, e a Antena Digital, essa falta de sincronia pode ser ainda maior. A tv analógica recebia as imagens e o áudio mais rápido porque dependia de muito menos dados para transmissão.

No caso da TV Digital, a situação é diferente. A transmissão é mais “lenta” porque o sinal precisa transmitir muito mais dados. É seguro afirmar, portanto, que quanto maior a qualidade da imagem, maiores as chances de gerar delay.

Para driblar, você pode manter o rádio ligado, por exemplo. Como depende apenas de ondas de voz, portanto dados muito mais simples, a transmissão do rádio é geralmente a mais eficiente.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais