Papa Francisco toca em assunto sensível sobre vítimas de abuso: ‘não basta pedir perdão’

O Papa Francisco fez um novo pronunciamento e abordou temas delicados, especialmente em relação aos casos de abuso sexual cometidos por membros da Igreja Católica.

As declarações foram feitas em vídeo dirigido a vítimas de abusos sexuais e o Papa não desviou do assunto. O líder da Igreja Católica afirmou que pedir desculpas não é suficiente, especialmente quando o crime é cometido por membros da Igreja.

Diante dos abusos, especialmente aqueles cometidos por membros da Igreja Católica, não basta pedir perdão”, afirmou o Papa. Francisco ainda defendeu que a Igreja não pode tentar se isentar do assunto, pelo contrário. Veja a seguir.

Para o Papa, a Igreja deve desempenhar o papel de apoiar as vítimas, inclusive como suporte para denunciar os crimes. “A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e nas famílias”, afirmou.

O assunto é, há anos, um verdadeiro tabu dentro da Igreja Católica. Em vários lugares do mundo, a Igreja acumula escândalos de crimes sexuais, inclusive crimes contra crianças e adolescentes. A declaração do Papa, portanto, surpreende muita gente.

Francisco, por outro lado, é conhecido por não se desviar de assuntos polemicos. Recentemente, por exemplo, falou abertamente sobre a comunidade LGBT e afirmou que a Igreja deve abraçar as pessoas, já que o julgamento cabe à Deus.

Desde que assumiu o posto, o argentino promoveu algumas atualizações da Igreja diante de alguns assuntos vistos como polêmicos, sem deixar de lado a fé cristã.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais