Os cachorros têm pesadelos? O que fazer nesses casos?

Você já percebeu seu cãozinho dormindo e, de repente, começando a fazer movimentos, expressões faciais e até emitindo sons? Muita gente acredita que os cachorros estão tendo pesadelos nesse momento e é verdade.

Assim como os seres humanos e outras espécies, cães podem ter sonhos e, consequentemente, pesadelos. Durante o sono, o cérebro tem a capacidade de revisitar certos momentos vividos ao longo do dia e isso também pode acontecer com os cães.

Essa é como um esforço do cérebro em processar novas experiências e acomodá-las no “banco de dados”, mas pode acabar trazendo uma nova experiência que nosso corpo vive enquanto estamos dormindo – o que também acontece com os cães.

De maneira geral, os mamíferos parecem ter essa capacidade. Em cães, assim como em seres humanos, os pesadelos parecem estar mais associados com a fase inicial da vida. Filhotes e cães jovens parecem ter mais pesadelos.

Ainda assim, essa experiência não é anulada com o passar dos anos. Sendo assim, não se espante caso seu cãozinho idoso pareça estar sonhando ou tendo pesadelos. É natural e geralmente não traz nenhuma ameaça ao bem-estar do animal.

Para os tutores, por mais que possa ser desconfortável assistir seu cãozinho tendo pesadelos, a verdade é que não é necessário acordar o cachorro. O melhor a fazer é observa-lo e intervir apenas caso os movimentos estejam oferecendo algum risco ao animal, por exemplo uma queda do sofá.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais