OMS confirma surto do vírus Marburg, um dos mais letais do planeta e acende alerta mundial

O mundo ainda vive sobre a sombra da Covid-19 que matou milhões de pessoas em todo mundo e mais um vírus de grande potencial letal deixa o planeta em alerta.

Convocou-se, nesta terça-feira (14), uma reunião de urgência pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para abordar o surto do vírus de Marburg na Guiné Equatorial, país africano que já declarou estado de alerta sanitário devido às nove mortes que foram registadas.

Continua depois da publicidade

O vírus pertence à mesma família do ebola e é considerado um dos mais perigosos do mundo. A taxa de mortalidade dos infectados é, em média, de 50%, podendo alcançar os 88%, dependendo da variante do vírus que pode ser ou não mais letal.

O Ministério da Saúde da Guiné Equatorial reportou uma “situação epidemiológica atípica” em distritos de Nsok Nsomo, por meio de um comunicado enviado à agência de notícias Lusa.

A causa foi a morte de indivíduos com sintomas de febre, vômitos, fraqueza e diarreia com sangue. O vírus, cuja existência foi confirmada por amostras que foram enviadas para análise no Senegal.

No que diz respeito aos dados divulgados pelas autoridades, registou-se até ao momento a morte de 9 pessoas e 16 casos suspeitos, sendo 14 deles assintomáticos e 2 com sintomas leves.

Há 21 indivíduos em isolamento e sob vigilância por terem tido contato com os mortos, enquanto outras 4.325 pessoas encontram-se em quarentena nas suas residências.

O que é o vírus Marburg?

O vírus provoca um quadro de febre hemorrágica viral rara conhecida como Marburg que é uma doença grave, comparável ao ebola.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais