Nova lei irá salvar condutores que teriam a sua CNH suspensa. Saiba mais

Continua depois da publicidade
As mudanças atuais no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) acabaram ajudando muitos motoristas. Diversas habilitações que poderiam ser suspensas foram “salvas” pelas alterações. Ainda que o processo estivesse em andamento, a decisão acabou sendo anulada.O que ocorre é que o limite de pontos para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa aumentou. Agora é preciso atingir 40 pontos em infrações para perder o direito de dirigir. Anteriormente, o limite era de 20 pontos. As regras mudaram em abril de 2021. Porém processos anteriores que ainda estava em andamento foram afetados.
1 cnh detran fp 87984545
Imagem: (Reprodução / Google)

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP) anulou os processos de suspensão, por exemplo. Ao todo, 126.957 ações que aguardavam julgamento de suspensão do direito de dirigir foram descartadas pelo órgão.

VEJA TAMBÉM

Anulação

O novo CTB entrou em vigor em 12 de abril de 2021. Antes disso, o limite de pontos de infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era de 20.  Contudo, o novo CTB estabeleceu regras diferentes. Agora o direito de dirigir é suspenso quando:

 

 

  • O motorista atinge 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, com uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, sem nenhuma infração gravíssima ou se exercer atividade remunerada.

 

As mudanças favoreceram os motoristas que tinham 20 pontos, mas sem que houvesse duas ou mais infrações gravíssimas. Todos que se enquadram nesta situação e estavam com o processo em andamento na justiça, tiveram a causa anulada.

O Detran.SP esclarece que não é necessário se dirigir a uma agência do Departamento ou ao Poupatempo. Isso já foi realizado automaticamente dentro do sistema do órgão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais