Etapas para tornar seu computador “à prova de estranhos”

É um fato lamentável da realidade, mas as crianças são os usuários de computador mais vítimas da Internet hoje. A boa notícia é que existem algumas medidas práticas que você pode tomar para proteger seus filhos de predadores sexuais, hackers e outros indivíduos desprezíveis que desejam causar danos. Este artigo descreverá alguns deles.

©Foto: Reprodução/Pixabay

O primeiro passo para proteger seus filhos no computador é impedir que eles acessem as senhas. Isso os impedirá de compartilhar senhas com outras pessoas e, inadvertidamente, permitir a invasão de seu sistema. Se você pensar bem, não há razão para que uma criança de cinco, sete ou mesmo doze anos precise saber as senhas para áreas confidenciais no computador, a menos que você lhes dê permissão! Na verdade, as crianças também não precisam saber a senha usada para acessar a Internet. Pode ser um incômodo digitá-lo toda vez que eles querem ficar online, mas é melhor saber os horários em que eles se conectam do que deixá-los ficar online sem sua permissão e conhecimento de suas atividades.

O segundo passo para proteger seus filhos online é usar o computador juntos. Sentado ao lado de seu filho enquanto ele examina a Internet, você pode orientá-lo a tomar decisões seguras e inteligentes. Você pode aprovar sites e marcá-los juntos. Você pode monitorar as conversas de seus filhos com os amigos e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes o comportamento online apropriado. Você pode fazer recomendações e criar um horário privado para momentos de qualidade também.

A terceira etapa envolve bloquear o acesso a áreas inadequadas. Você e seus filhos podem nem sempre concordar sobre o que é apropriado, mas, como tutor, você está no controle e é o responsável final pela segurança deles. Reserve um tempo para investigar as ferramentas de software que colocam você no controle e permitem que você bloqueie o acesso a determinados sites. Se você usa um serviço online como AOL (America Online), pode usar suas configurações internas de Controle dos Pais para bloquear o acesso a várias salas de chat e sites. Você pode até mesmo bloquear mensagens instantâneas e e-mail de qualquer pessoa que não seja um colega usuário da AOL.

Outras ferramentas disponíveis on-line funcionam de maneira semelhante às configurações de Controle dos Pais da AOL, mas nenhuma coleção de ferramentas poderia substituir o reforço da mãe e do pai. Nunca deixe seus filhos falarem com estranhos e nunca os deixe sozinhos no computador sem supervisão. As crianças simplesmente não têm a experiência que os adultos têm e não têm as habilidades necessárias para lidar com conversas, e-mails ou imagens inadequadas encontradas online.

NOTA: Algumas dessas ferramentas incluem navegadores da web específicos para crianças que visitarão sites pré-aprovados. Outros incluem plug-ins de navegador que não permitem acesso a áreas online que contêm palavras-chave proibidas.

Outra etapa requer ensinar seus filhos a nunca fornecer informações pessoais voluntariamente. Sob nenhuma circunstância as crianças devem fornecer seus nomes pessoais, endereços residenciais, números de telefone ou informações sobre a escola a qualquer pessoa pela Internet, independentemente da situação. No caso de essas informações serem necessárias para entrar em algum tipo de concurso, certifique-se de que é você quem toma a decisão de fornecê-las e que é você quem o faz.

Executar todas essas etapas não será fácil. No entanto, você pode ajudar a minimizar a resistência aos esforços de monitoramento explicando por que está tomando essas precauções. As crianças menores provavelmente vão gostar do tempo que vocês passam juntos no computador, mas as crianças mais velhas e os pré-adolescentes podem se ressentir disso. Para ajudar a construir um caso para sua preocupação, você pode querer mostrar a seus filhos mais velhos algumas histórias de notícias que exemplificam os perigos a que as crianças sem supervisão estão expostas. O jornal infelizmente está cheio de exemplos, mas com a sua ajuda, podemos reduzi-los em todo o mundo.

[su_button url=”http://ultimasnews.info/dentro-ou-fora-de-casa-qual-e-o-lugar-ideal-para-seu-animal-de-estimacao/” size=”9″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: chevron-right”]CONTINUE LENDO [/su_button]

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais