Esposa de Sikêra Jr atualiza quadro clínico do jornalista: “Muito melhor”

Hospitalizado há duas semanas tratando uma otite severa bacteriana, o apresentador, Sikêra Jr recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta sexta-feira (24/02). Laura Peixoto, mulher do comunicador, soltou um comunicado nas redes sociais com atualizações sobre o estado de saúde do jornalista.

Conforme com a nota, Sikêra está se recuperando da infecção e foi transferido para um apartamento do hospital.

“Estamos muito felizes em dizer que ele está se sentindo muito melhor, recebeu alta dos cuidados intensivos, está no apartamento do hospital e em breve voltará às suas atividades profissionais”, escreveu Laura. “Assim que formos para casa venho aqui avisar”, escreveu.

Veja a nota na íntegra
Gostaríamos de agradecer a todos vocês pelas orações e mensagens de apoio que estamos recebendo!

Em especial, gostaríamos de agradecer ao médico infectologista João Hugo Abdalla, e toda sua equipe, que está cuidando do Sikera durante todo o tempo no Hospital Adventista de Manaus. Seus conhecimentos e dedicação estão sendo fundamentais para ele se recuperar.

Agora, estamos muito felizes em dizer que ele está se sentindo muito melhor, recebeu alta dos cuidados intensivos, está no apartamento do hospital e em breve voltará às suas atividades profissionais.

Mais uma vez, agradecemos a todos vocês pelo carinho e pelas orações que nos ajudam nesse momento difícil.

Diagnóstico

Recentemente, o apresentador Sikêra Jr. foi internado na UTI de um hospital em Manaus com uma otite severa, causada por uma infecção bacteriana em seu ouvido. A condição fez com que o apresentador precisasse ser sedado para receber tratamento médico. Para entender melhor o que é a otite, seus riscos e causas, conversamos com o médico especialista Fernão Bevilacqua do Hospital Albert Sabin, em São Paulo.

O que é Otite?

A otite é uma inflamação ou infecção que ocorre no ouvido. Existem diferentes tipos de otite, dependendo da parte do ouvido que está inflamada ou infectada. A otite externa, por exemplo, ocorre na parte externa do ouvido, enquanto a otite média ocorre na parte média do ouvido. No caso de Sikêra Jr., a otite foi uma otite média, que ocorreu na orelha média.

Causas da Otite

Segundo o médico Fernão Bevilacqua, as otites podem ter diversas causas, como bactérias, vírus ou fungos. No caso de Sikêra Jr., a causa da otite foi uma infecção bacteriana. Bevilacqua explica que em casos mais graves, a infecção pode se proliferar dentro da orelha média, causando dor intensa, um processo infeccioso grande e, em alguns casos, pode romper a membrana timpânica, causando a saída de secreção purulenta pelo ouvido.

Além disso, o médico aponta que outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento de otites, como o uso de cotonetes, que pode empurrar a cera para dentro do ouvido e causar irritação e infecção. Nadar em águas contaminadas também pode aumentar o risco de otite externa, e as mudanças bruscas de pressão, como durante uma viagem de avião, podem desencadear ou agravar uma otite.

Sintomas da Otite

Os sintomas da otite podem variar dependendo do tipo e da gravidade da condição. No caso de Sikêra Jr., o apresentador relatou dores intensas no ouvido antes de ser hospitalizado. Bevilacqua explica que outros sintomas comuns de otite incluem:

  • Dor de ouvido
  • Coceira no ouvido
  • Sensação de pressão ou plenitude no ouvido
  • Perda auditiva temporária
  • Secreção no ouvido
  • Febre
  • Mal-estar geral

Tratamentos para Otite

O tratamento da otite varia de acordo com o tipo e a gravidade da condição. Na maioria dos casos, a otite é tratada com antibióticos e corticoides. O médico Fernão Bevilacqua explica que em casos mais graves, a otite pode gerar dores e infecções crônicas, além de lesões no tímpano. Além disso, um dos riscos, embora raros, é a infecção ser transportada para membranas em volta do cérebro, causando uma meningite infecciosa. Outros riscos raros também incluem paralisia facial periférica em infecções.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais