É verdade que tomar banho de barriga cheia faz mal ou isso é historinha da vovó

Certamente você já deve ter ouvido o alerta de sua mãe ou avó sobre o perigo de tomar banho após uma refeição.

Inclusive, tal afirmação pode ter sido inculcada em seu cérebro, mesmo que careça de coerência ou justificativa. Indaga-se, contudo, se há algum perigo real ou se trata apenas de uma crença infundada.

Continua depois da publicidade

O Dr. Elmer Huerta, especialista em Saúde Pública, garante que tal crença é puramente um “mito” e que não há problema algum em tomar banho após comer, como relatado pelo portal La República.

No entanto, o Dr. Miguel Vidangos Tapia, médico especialista em Medicina Interna da SANNA Clínica San Borja, tem uma opinião diferente.

Ele adverte que tomar banho após uma refeição pode resultar em “cãibras ou indigestão, especialmente se a refeição foi pesada e rica em gordura”.

O Dr. Vidangos esclarece que os efeitos colaterais após o banho ocorrem porque a exposição do corpo à água fria faz com que o sistema desvie o sangue para a pele e músculos para aquecê-los.

Por outro lado, “se você tomar banho com água quente, a temperatura aumentará, fazendo com que o corpo desvie o sangue para os tecidos periféricos, a fim de dissipar o calor, prejudicando a digestão”.

Banho de piscina

Tomar banho após comer pode não ser perigoso como se pensava, mas saltar na piscina é uma questão completamente diferente.

Alguns médicos alertam que, além de causar cãibras e fraqueza muscular, é recomendável que a pessoa espere por um tempo antes de entrar na água após uma refeição.

Não porque isso prejudica a digestão, mas porque o corpo pode sofrer de uma condição chamada “síncope de hidrocussão”, que em casos extremos, pode levar à morte.

A síncope não é causada pelo processo de digestão, mas sim pela alteração repentina da temperatura corporal quando você entra na água.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais