É seguro comer? Cogumelo cultivado em papel higiênico faz sucesso na web

Nos últimos dias, um vídeo acabou fazendo sucesso nas redes sociais ao mostrar um cultivo de cogumelo usando um rolo de papel higiênico como “vaso”. O vídeo levantou muitas questões do público e fez sucesso.

O vídeo é relativamente simples, com algumas edições. Nas imagens, uma pessoa aparece colocando um rolo de papel higiênico em um saco plástico, jogando sementes dentro e borrifando água.

Passado algum tempo, o papel higiênico aparece já com uma plantação de cogumelos. Muita gente se impressionou com as imagens, mas também teve quem se perguntasse se as cenas são reais e, mais importante, se o cogumelo é realmente comestível.

Famoso nas redes sociais justamente por ser um especialista no assunto, o o taxonomista Mateus Ribeiro, conhecido como Mateus dos Fungos, acabou sendo acionado por vários internautas e deu esclarecimentos sobre o assunto.

Mateus identificou o cogumelo como Pleurotus ostreatus (o famoso shimeji-preto), e deu esclarecimentos. Segundo o especialista, o cogumelo cresce com base rica em celulose, o que explica o papel higiênico.

O especialista explica que o cultivo é possível e que o consumo é seguro. No entanto, outros internautas também chamaram a atenção para alguns cuidados necessários e riscos envolvidos.

Um usuário destacou que, embora seja possível, esse tipo de cultivo não é tão simples porque envolve a necessidade de cuidados com assepsia. Isto é, caso um outro fungo aproveite do ambiente criado e se instale, o cultivo do cogumelo pode ser comprometido.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais