Como se proteger do novo golpe do cartão de crédito; cuidados são importantes

Nos últimos dias, foi confirmado um novo golpe financeiro que pode fazer vítimas em todo país. O golpe consiste no bloqueio da compra por aproximação, para forçar o cliente e a inserir o cartão na maquininha, tornando-se exposto a fraudes.

O golpe é possível a partir de um programa desenvolvido por hackers brasileiros, segundo relatório da empresa de segurança Kaspersky. Os criminosos entram em contato com lojistas, se fazendo passar por funcionários das operadoras da maquininhas e enviam um link para que os lojistas acessem, assim instalando um programa malicioso.

Com a maquininha infectada pelo programa malicioso, os criminosos passam a ter acesso aos dados dos cartões usados nela. O resultado é o clone dos cartões de crédito, que podem ser usados na web e lojas físicas.

Algumas dicas de segurança podem auxiliar na proteção dos dados:

  • ao perceber um bloqueio suspeito do pagamento por aproximação, o cliente deve evitar inserir o cartão e preferir métodos alternativos, como pix ou dinheiro.
  • verifique os gastos no comprovante da compra e, caso observe alterações, bloqueie o cartão e registre boletim de ocorrência.
  • lojistas também devem estar atentos e suspeitar de assistência não solicitada, ou não informada. Antes de fazer download de qualquer atualização de software, o lojista deve confirmar com a operadora da máquina se o arquivo é seguro.

O clone de cartões não é uma tecnologia nova, já que existe desde que o cartão de crédito foi criado. A nova tecnologia é usada porque os pagamentos por aproximação possuem uma tecnologia de segurança mais sofisticada, então os golpistas tentam forçar o cliente a inserir o cartão.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais