Cigarro eletrônico pode levar ao apodrecimento dos dentes

O cigarro eletrônico, popularizado como “vape”, é um desafio para as autoridades em saúde não só no Brasil, mas no mundo. Os riscos à saúde dos usuários é sério, especialmente entre a população mais jovem e adolescentes.

No Brasil, a venda do cigarro eletrônico é proibida, mas não é difícil driblar essa proibição e adquirir um modelo qualquer pela internet. O problema é que a maior parte das pessoas não faz ideia dos perigoso para a saúde.

Continua depois da publicidade

Além dos graves danos ao pulmão, o vape vem sendo associado a uma série de complicações de saúde, com estudos cada vez mais recentes e aprofundados. Agora, um grupo de pesquisadores aponta que o uso do vape pode levar ao apodrecimento dos dentes.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Tufts University School of Dental Medicine e apresentado em um artigo. Dados de um grupo de 13 mil voluntários foram analisados e os pesquisadores identificaram que 79% dos adeptos ao “vape” apresentavam maior risco para cáries. 

O artigo trazendo os dados da pesquisa foi publicado no The Journal of the American Dental Association. Ainda segundo o artigo, um dos problemas é que o líquido usado no vape tem a tendência a ficar “agarrado” nos dentes.

Além disso, o líquido também tem a capacidade de alterar o microbioma da boca, o que leva a uma condição ideal para a proliferação de bactérias. O risco é o de apodrecimento dos dentes.

Os pesquisadores recomendam que usuários do vape procurem redobrar a atenção com os dentes e consultar um dentista de confiança.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais