As tatuagens de henna, comuns no verão, podem causar queimaduras graves e fazer das férias um pesadelo

Todos os anos milhares de pessoas que estão curtindo o verão no litoral do Brasil acabam se rendendo a tentação de fazer uma tatuagem de henna, muito comum na praias.

E acredite não são somente as crianças que aderem a tatuagem temporária, adolescentes e adultos também fazem derem aos desenhos de henna, contudo, em alguns casos o produto usado para fazer as ‘tatoos’ podem fazer das suas férias um verdadeiro pesadelo.

A dermatologista Larissa Oliveira fez um alerta sério sobre o perigo do uso da henna que pode causar queimaduras graves. Veja as imagens a seguir.

A árvore de henna é a fonte para a produção de uma pasta corante que é usada em várias culturas.

Larissa da clínica Les Peaux ressalta que essa pasta é feita por meio da moagem de folhas secas da árvore de henna, apresentando tonalidades que variam do marrom ao marrom-alaranjado.

Segundo a especialista, a forma tradicional de utilizar essa substância é considerada segura, pois sua coloração é temporária e alergias são raras.

“No entanto, a henna preta pode conter uma substância química chamada para-fenilenodiamina (PPD). Ela, por sua vez, pode causar reações severas, como queimaduras de segundo grau, caracterizadas pela presença de bolhas”, afirma a dermatologista.

A sensibilidade da pele pode ser afetada pela aplicação de outras substâncias, como tolueno e benzeno, que podem resultar em desconforto, queimaduras, manchas e dor, destaca a dermatologista.

Em média, os efeitos colaterais aparecem uma semana ou até dez dias após a utilização desses produtos. Confira as imagens abaixo:

É preciso cuidar da saúde da pele, principalmente no verão quando a incidência solar é alta no Brasil.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais