após cirurgia, irmãs ‘siamesas’ se dão as mãos pela primeira vez

A história das meninas Valentina e Heloá tem comovido e emocionado muitas pessoas ao redor do Brasil. As meninas nasceram unidas pelo abdômen, com fígado, bacia, intestinos, parte do tórax e até mesmo genitálias compartilhadas.

A situação das meninas era delicada e a cirurgia foi complexa, mas considerada bem-sucedida. Neste momento, a menina Heloá tem estado estável enquanto a menina Valentina segue em estado grave.

Continua depois da publicidade

Felizmente, embora seu estado seja considerado grave, a última atualização aponta que a menina Valentina vem “progredindo com a sua recuperação bem mais acordada, mais consciente e respondendo bem aos estímulos externos”.

Nesta semana, um vídeo das meninas dando a mão pela primeira vez acabou viralizando nas redes. As imagens eram amplamente aguardadas por quem vem acompanhando o grande drama enfrentado pela família.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dr. Zacharias Calil (@drzachariascalil)

A história das meninas vem sendo contada, com autorização da família, pelo doutor Dr. Zacharias Calil, que também é deputado. Nos comentários, muitas pessoas deixaram suas mensagens de apoio e carinho.

A cirurgia das meninas que demorou 17 horas aconteceu no último dia 11 de janeiro. As meninas agora tem uma longa caminhada pela frente para se recuperar inteiramente, mas o prognóstico é considerado bom.

As meninas nasceram coladas, mas era necessário que atingissem um determinado tempo para que pudessem ser submetidas a cirurgia com maiores chances de sucesso. As meninas foram submetidas a cirurgia com 3 anos de idade.

Ao longo deste período, a equipe médica vinha traçando planos para que a cirurgia pudesse ser realizada, como foi.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais