Anvisa aprova vacina contra a Dengue e novidade anima

A dengue é uma doença considerada típica de zonas tropicais e que atinge milhões de pessoas todos os anos. A doença, que é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, esta presente em vários países e gera surtos e epidemias há anos.

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma decisão que pode resultar na mudança deste cenário. Na última quinta-feira (02), a Anvisa aprovou a primeira vacina contra a Dengue, de público amplo, do país.

Batizada de Qdenga, a vacina é destinada a pessoas entre 4 e 60 anos de idades e pode ser aplicada em quem não teve a doença. A vacina apresentou eficácia de 80,2%, segundo os testes apresentados à Anvisa. Veja a seguir.

Segundo as informações divulgadas, a vacina deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. O anúncio foi feito na quinta-feira (02) e há a expectativa sobre o governo federal, que deve avaliar se a vacina vai integrar o calendário do SUS, ou não.

Antes da Qdenga, a Anvisa já havia aprovado outra vacina contra a doença. No entanto, a Dengvaxia só pode ser aplicada em pacientes que já tiveram dengue, o que a torna uma vacina de público restrito.

A vacina Qdenga foi desenvolvida pela Takeda Pharma Ltda, uma empresa farmacêutica japonesa que esta presente também no Brasil. Com a decisão da Anvisa, o imunizante passa a poder ser vendido, de acordo com as regras estabelecidas.

 Importante:   Este site faz uso de cookies que podem conter informações sobre os visitantes. ACEITAR Leia mais